quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

"Gemini Planeta Sombrio" sonha em ser Alien , o 8º passageiro

 


Lá nos idos de 1977, era o início da preservação de massas e Lavoisier já dizia "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", mas, muitos anos mais tarde, alguém sentenciou: "Na natureza nada se cria, tudo se copia"e podemos dizer que no Cinema, também, nada se cria e tudo se copia.

E o longa "Gemini: O Planeta Sombrio"tá aí pra provar isso.

Dirigido por Vyacheslav Lisnevky e Serik Beyseu, o filme, que tem estreia nos cinemas brasileiros em 5 de janeiro, conta a história de uma equipe de cientistas enviada pra outro planeta em uma missão pra tentar recuperar a Terra que vem sendo devastada por um vírus mortal.

Brincando de Deus e numa arrogância peculiar, Steve,  protagonizado por Egor Koreshkov, põe toda a tripulação em risco ao insistir que uma esfera seja deixada numa caverna, pois ele acredita que essa é a única solução para salvar o Planeta Terra.

O filme é nitidamente baseado em "Alien, o 8º passageiro", de 1979, dirigido por Ridley Scott. Uma tripulação tem a missão de salvar o Planeta Terra, mas acaba se deparando com um ser misterioso que acaba atacando e matando membros da tripulação, além, é claro, de causar verdadeiro terror no espaço.

A forma do monstro de Gemini é muito semelhante ao alien do filme Alien, o 8º passageiro, o som que ele emite também é o mesmo e várias passagens do filme remetem ao longa de 1979, mas diferente da versão de Ridley Scott, o alien de Gemini é um bio robô.

Claro que é um filme que prende, o suspense é intensificado com o retardamento da narrativa clichê de cenas em que luzes vão se apagando para anunciar a aproximação da criatura, mas não há nenhum elemento realmente novo que faça com que o filme seja melhor do que a genuína de 1979.

Estamos diante de uma criatura desconhecida, de um homem brincando de ser Deus, de saltos no tempo e espaço e uma música melancólica que acompanha muita gosma durante o filme.

Pra quem gosta do gênero e quer relembrar um pouco de Alien, o 8º passageiro é um prato cheio e pra outros é apenas uma boa maneira de se passar o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Criaturas do Senhor" traz Paul Mescal e Emily Watson em discussão sobre abuso e maternidade.

Se você é mãe está lendo este texto, o que você faria para defender o seu filho? Acredito que muitas aqui responderiam a essa pergunta dizen...