Quando uma mulher envelhece tudo acaba? Não há mais oportunidade de emprego, o interesse sexual diminui drasticamente e a única função para o qual ela ainda tem serventia é a de realizar os afazeres domésticos, é isso?
Não deveria ser assim, mas para muitas mulheres que entram na meia idade é exatamente o que acontece.
E é pensando nisso que a cineasta Renée Webster quer, em seu primeiro longa, que o espectador reflita sobre a inutilidade feminina após os 50 anos.
"Como agradar uma mulher", que estreia na próxima 5ª feira, 29/12, nos cinemas, nos apresenta Gina, uma mulher de um pouco mais de 50 anos que se reinventa ao perder o emprego e, ao conhecer 4 homens de uma empresa de mudança falida (sendo um deles um stripper), tem a ideia de oferecer às mulheres algumas horas de prazer sexual com um desses homens ou simplesmente o prazer de verem sua casa sendo limpa por um homem bonito e com barriga cheia de gominhos.
A velhice não chega bem a ninguém, mas pra uma mulher, além da mudança corporal, parece que todas as portas começam a se fechar. Há a vergonha por não se ter um corpo bonito, o mercado de trabalho se torna escasso e até mesmo sentir prazer parece ser um assunto quase que proibido e um verdadeiro tabu.
E é por meio da personagem de Gina que Renée Webster nos mostra essa dura realidade.
Gina perde o emprego, seu marido já perdeu o interesse nela há anos e até mesmo num vestiário feminino ela se vê fechada e infeliz, o que a impossibilita de se mostrar nua em frente às amigas.
É a possibilidade de dar a outras mulheres aquilo que ela não teve é que Gina começa a se transformar.
Num estilo "Ou tudo ou nada", filme de 1997 dirigido por Peter Cattaneo, as personagens masculinas aceitam a proposta de Gina e, assim como ela, começam a aprender como olhar uma mulher e como entender a necessidade de cada uma. Na vida, nada é mecânico e nem todas as mulheres são iguais. Muitas estão infelizes com o trabalho, com o corpo, com o casamento e querem ser vistas como seres humanos e não só como mero organizador do lar.
"Como agradar uma mulher" é divertido, sensível e Renée acerta na maneira em como mostra uma mulher de meia idade infeliz e no seu desabrochar a medida em que perde o medo da vida. Vemos sua transformação e seu empoderamento e percebemos que as mulheres podem ser e fazer o que quiserem em qualquer que seja a idade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário